(11)

(11)

Requalificações Urbanas

Gostou? compartilhe!

As requalificações urbanas se configuram dentro do campo de planejamento urbano como agrupamento de ações que visam restabelecer áreas degradadas ou mal utilizadas garantindo sempre a função social da cidade e da propriedade. A requalificação é um processo que pode ser aplicado em diversos locais, entre eles:

  • Praças;
  • Comunidades;
  • Áreas centrais.

Resumidamente, as requalificações urbanas têm como finalidade realizar a recuperação dos ambientes de forma que elas possam interagir com qualidade com a cidade, com a justa distribuição das oportunidades urbanas, sempre aliando fatores socioeconômicos e ambientais.

Saiba mais sobre requalificações urbanas

As requalificações urbanas podem ser realizadas por empresas especializadas que atuam formulando um plano estratégico abrangente e participativo para que a área determinada possa ser recuperada considerando os variados aspectos e opiniões dos agentes envolvidos. Em suma a requalificação é um projeto que tem como finalidade melhorar a qualidade de vida da população.

Além de promover ações de restabelecimento e novas propostas de uso, a requalificação tem como atribuição realizar a proteção do ambiente. As intervenções realizadas devem, quando necessário, considerar a questão do patrimônio histórico.

As ações e intervenções efetuados geram grande impacto no que se refere a lazer, mobilidade, atividades, entre outras questões, que fomentam o uso do local requalificado, sendo, portanto, um plano que traz muitos benefícios não apenas para o ambiente como para o seu entorno e para a cidade em geral.

Em suma podemos definir a requalificação urbana como uma ferramenta valiosa para melhoria de toda a infraestrutura restaurando a sua funcionalidade, bem como modificando-a em alguns casos.

Buscando uma empresa especializada em requalificações urbanas?

A Planmur é especialista em planejamento urbano e mobilidade. A empresa atua no desenvolvimento de planos eficientes que garantam sua função social.