(11)

(11)

Planos de Mobilidade Urbana

Gostou? compartilhe!

Com o avanço populacional nos centros urbanos é cada vez mais urgente a elaboração de planos de mobilidade urbana que tem como atribuição criar estratégias para promover a facilitação da circulação das pessoas, fator determinante para o desenvolvimento das regiões.

O que é o Plano de Mobilidade Urbana?

O Plano de Mobilidade Urbana (pmu) é um instrumento de planejamento de ações de curto, médio e grande prazo. A Lei Federal 12.587, que instituiu as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, exige que municípios com mais de 20 mil habitantes elaborem os seus planos de mobilidade.

Para que serve o Plano de Mobilidade Urbana?

Agora que você já sabe o que é e quer saber para que serve saiba que a Mobilidade urbana é a situação criada com intenção de as pessoas poderem se locomover entre as diversos zonas de uma cidade. Atualmente, os automóveis particulares e os meios de transportes públicos são os meios de mobilidade urbana mais utilizados.

Os planos de mobilidade urbana são preponderantes para a promoção da igualdade, pois por meio de infraestruturas adequadas, a população consegue usufruir de todos os serviços públicos, entre eles:

  • Escolas;
  • Hospitais;
  • Locais de lazer;
  • Centros de emprego.

Compete também ao planejamento de mobilidade urbana encontrar soluções sustentáveis que diminuam os danos causados ao ambiente pela emissão de poluentes advindos do uso de combustíveis, como diesel, gasolina, entre outros.

Há também priorização total do transporte coletivo, como ampliação e aplicação de trens, metrôs e ônibus menos danosos à natureza, como os elétricos. Outro aspecto complementar do plano é o emprego de equipamentos que ajudem na circulação fácil e segura, como é caso de bicicletas públicas, esteiras rolantes amplas, elevadores, entre outros meios de locomoção.

Planos de mobilidade urbana: Confira algumas etapas

Os planos de mobilidade urbana são instrumentos formulados a partir de estágios que consistem fundamentalmente na detecção de problemas, definição dos objetivos e metas, determinação das ações, elaboração do cronograma de aplicação e avaliação e aprovação do projeto junto ao poder legislativo e da população.

A construção do planejamento de mobilidade urbana é fundamentada por pilares, como aumento da acessibilidade, redução dos impactos ambientais, melhoria do deslocamento e diminuição da desigualdade.

Entenda mais sobre planos de mobilidade urbana

A Planmur é dedicada à realização de projetos de mobilidade urbana e planejamento. A empresa também realiza estudos de impacto de trânsito e de vizinhança, entre outros.