(11)

(11)

Plano Nacional de Resíduos Sólidos

Se você deseja realizar plano nacional de resíduos sólidos, acredite que empresas públicas e privadas sempre buscam por eficiência como um dos elementos principais. É importante saber também que é um documento técnico, instituído na Lei 12.305/2010, que identifica o tipo e a quantidade de cada tipo de resíduo gerado. Além disso, indica as maneiras ambientalmente corretas para o manejo, nas etapas de geração, acondicionamento, transporte, transbordo, tratamento, reciclagem, destinação e disposição final. Não deixe de conferir mais soluções sobre plano resíduos sólidos e outras opções do segmento.

  • plano de resíduos sólidos;
  • estudo do impacto de vizinhança;
  • entre outros.

Levando-se em conta o que foi observado, quando se fala sobre plano resíduos sólidos não há outra opção de empresa se comparados aos benefícios oferecidos pela Planmur.

Veja mais sobre plano nacional de resíduos sólidos

A Planmur é uma empresa que tem como propósito ser referência no mercado pela qualidade dos serviços oferecidos e proporciona as melhores soluções quando se trata de plano diretor, relatório de impacto de trânsito e estudo de impacto de vizinhança e planos de mobilidade urbana. Não deixe de falar com a equipe de profissionais mais capacitada quando o assunto é planejamento urbano e regional e mobilidade urbana.

O que diz o Plano Nacional de Resíduos Sólidos?

O plano nacional de resíduos sólidos, ou PNRS, é responsável por analisar os problemas, alternativas de gestão e gerenciamento dos diversos tipos de resíduos gerados. É uma Lei Federal e determina uma série de diretrizes que devem ser seguidas em todo o país para que tenha a redução do impacto dos resíduos sólidos no meio ambiente.

O plano nacional de resíduos sólidos está presente no Art. 9º da Lei 12.305 e diz que: "Na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada aos rejeitos".

O PNRS é fundamental para que tenha o avanço necessário no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos causados a partir da manipulação inadequada dos resíduos sólidos.

Dessa forma, o plano prevê a redução e prevenção de produção de resíduos, além do reaproveitamento e a disposição correta em caso de produtos não recicláveis, entre outras medidas.

Qual é a função do Plano Nacional de Resíduos Sólidos?

O PNRS é feito por meio da análise de dados disponíveis do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – Resíduos Sólidos (SNIS-RS) e do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil. Com base nisso, avalia a problemática dos variados tipos de resíduos produzidos, as alternativas de administração que podem ser implementadas, os planos, programas, projetos e ações correspondentes. Entre eles estão:

O plano nacional de resíduos sólidos prevê como proposta a prática de hábitos de um consumo mais sustentável e um conjunto de instrumentos para que tenha o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos e o descarte ambientalmente correto dos rejeitos.

Outra função que o Plano Nacional de Resíduos Sólidos estabelece é a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos. Sendo assim, é dividida entre o poder público e o privado, como os fabricantes, distribuidores, importadores, comerciantes e o consumidor, tendo cada um sua responsabilidade.

A PNRS também é responsável por criar metas para ajudar no processo de eliminar os lixões e estabelece formas de planejamento em nível nacional, estadual, intermunicipal, metropolitano e municipal. Além disso, impõe aos particulares que elaborem seus Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Para assegurar que os devidos deveres sejam executados, a PNRS estabeleceu um instrumento de monitoramento e fiscalização ambiental, sanitária e agropecuária.

Como estar de acordo com o PNRS?

Para se adequar às normas que o plano nacional de resíduos sólidos estabeleceu é preciso seguir ações como:

  • Elaborar um plano com informações, a descrição da atividade, diagnóstico dos resíduos sólidos gerados ou administrados, ações preventivas e corretivas que são realizadas;
  • Um inventário e declaração dos resíduos gerados no ano anterior;
  • Ter sistemas de coleta seletiva, política reversa e outras estratégias relacionadas à implementação de responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida de produtos;
  • Entre outras.

Além disso, é de extrema importância contar com a assistência de uma empresa especializada na área, assim como a Planmur, para garantir que o seu negócio esteja de acordo com o PNRS.

Ficou interessado(a)? Entre em contato agora mesmo com a organização para obter mais informações.

.